quinta-feira, 29 de julho de 2021

Resenha do Livro Trono de Cangalha do autor Aroldo Veiga por Nilton Alves

Resenha do Livro Trono de Cangalha do autor Aroldo Veiga publicado em 2021

Livro da Leitura Coletiva organizada pela L C Agência




Em Trono de Cangalha, o autor Aroldo Veiga fez uma ótima pesquisa e soube passar para o leitor em forma de denuncia as barbaridades que ocorriam durante a ditadura, o cangaço também é abordado em sua obra mas em forma de analogias. é um livro que desperta no leitor o sentimento de reflexão. 


Com uma narrativa envolvente, um texto bem estruturado e sem pontas soltas, Aroldo nos leva em uma viagem de desventuras em série de um personagem que não tem nada de mocinho. Laércio foi forjado desde pequeno na dura realidade das pessoas que se encontram na margem da sociedade. um personagem forte e determinado, com um passado sofrido. 

 

Confira a Sinopse:


Laércio Ramalho nasceu na Caatinga, e para a zona urbana, levou a luta iniciada por seus antepassados cangaceiros – os únicos heróis que compuseram a sua infância. Ainda jovem, esbarrou-se com a truculência do governo militar, e nas fímbrias de um passado turbulento, perdeu o seu grande amor.  Entre expropriações bancárias, torturas e fugas eletrizantes, o nosso anti-herói segue às margens da sociedade, impelido pelo legado justiceiro que borbulha em suas veias, conforme se equilibra em uma linha tênue que oscila entre criminalidade e heroísmo. Sua história adentra pelas duas décadas seguintes e, na contramão da previsibilidade, avança para um desfecho surpreendente. 


Trono de Cangalha é um Romance Sergipano cheio de reviravoltas, dividido em 6 capítulos. 240 páginas, no formato 15cm x 21cm, tem uma diagramação boa e uma capa linda que tem tudo haver com a história lida.  


Uma obra organizada e muito bem desenvolvida, possui um final surpreendente que nos faz refletir bastante sobre escolhas e consequências, sobre luta e com quem andamos. 


A obra traz um vocabulário mais rebuscado, eu gosto de obras assim pois palavras rebuscadas deixa o vocabulário refinado e amplo. 


A narrativa é em primeira pessoa e é feita por Laércio. 


Dou 5 estrelas e super indico para todos. Agradeço a L C Agência pela Parceira e por promover no final da leitura um bate-papo com o autor.


SOBRE O AUTOR 





Aroldo Veiga nasceu em Aracaju. Graduou-se em Educação Física pela Universidade Federal  de Sergipe. Fez especialização em Língua, Linguagem e Literatura pela Universidade Tiradentes. Atualmente trabalha como professor na rede pública de ensino. Trono de Cangalha é a sua primeira produção literária.


site do autor:

https://www.aroldoveiga.com.br/

0 coment�rios: