No livro A Isca, João Portinari conta de forma leve e envolvente o ataque que sofreu em 20 de abril de 1997 por um tubarão-branco enquanto velejava sozinho de windsurfe a 25 quilômetros da costa.
João saiu para velejar em um domingo de abril perfeito em Búzios, litoral do estado Rio de Janeiro: sol e muito vento. O que ele não sabia é que aquela véspera de feriado de Tiradentes traria o maior desafio pelo qual passaria na vida: sobreviver ao ataque de um tubarão-branco de quase quatro metros de comprimento.
Sentiu uma batida. Em seguida, um puxão violento, que, rasgando sua perna, o levou para debaixo d’água. Não havia dúvida: a morte era certa, rápida e sem sofrimento. Seu último mergulho. Mas, de repente, o tubarão o soltou.
João se viu imerso em uma poça de sangue, seu próprio sangue, em mar aberto, a quilômetros da praia. A partir dali começava a velejada mais importante de sua vida. Cada segundo seria determinante na sua corrida para permanecer consciente – e vivo!
Narrado em primeira pessoa, esse é um livro de leitura rápida contém várias imagens. João relata seu amor pelo mar e a relação que sua família possui com ele. João vem de uma família de pescadores e desde criança ter um forte contato com o mar.
Além de falar sobre o ataque que sofreu o autor também nos lembra sobre o respeito que devemos ter com os animais marinhos, sobre a importância de não poluir o mar. Descreve cenários incríveis, tudo de forma direta e sem enrolação.
Super recomendo a leitura desse livro e dou 5 estrelas para a obra.
Fotos do Autor:
0 coment�rios:
Postar um comentário