domingo, 23 de agosto de 2020

Resenha do Livro Você é Minha Vida do Autor Ferzan Ozpetek, publicado em 2020 pela Editora Skull.


Você é minha vida é um Romance narrado em primeira pessoa que tem como personagem principal um renomado diretor de cinema e tem como cenário Roma. Com uma narrativa envolvente o autor nos traz personagens cativantes e inesquecíveis como uma trans egocêntrica entrando na terceira idade, um príncipe cleptomaníaco, uma telefonista que queria ser atriz, uma linda garota com um espírito inquieto. E ainda, intelectuais refinados, românticos incorrigíveis, famosos cinéfilos, amantes rejeitados e mães nada banais. De fundo, o prédio da Via Ostiense onde tudo acontece, via sacra de diferentes solitudes, mas também de amizades intensas e paixões avassaladoras.
Nosso personagem principal esta em um carro narrando para seu amor seu mundo “antes dele” e inicia assim uma viagem no tempo, para trás e para frente: os primeiros anos na Itália, onde chegou da Turquia ainda menor de idade com o sonho de estudar e fazer cinema, as pessoas que o marcaram, os amigos, os amores, as esperanças, as desilusões, os sucessos. Com um final surpreendente vemos o quanto ele ama seu parceiro. 

É uma história bem construída digna de virar filme, um livro que fala como era a vida naquele tempo em que se falava olho no olho, aonde se curtia e conquistava com um sorriso direto, sem máscaras. Aonde não era preciso digitar uma senha para entrar em contato com alguém, e a cada manhã acordava-se com um amigo a mais. 
 
O autor fala que somente quando você consegue criar raízes em um lugar é que pode realmente ir longe. Porque saber de onde você vem, ajuda a ter em mente quem você é, onde quer que esteja. Eu concordo com ele e refletir após a leitura desse livro que traz várias lições de vida, como:

“É tão raro que duas pessoas feitas uma para a outra se encontrem. O mundo está cheio de seres infelizes que se apaixonam pelo tipo errado e acabam sozinhos, que sofrem e choram lagrimas amargas, que acreditam conhecer o sabor do amor e, contudo, experimentaram somente uma pálida imitação”
“A vida nunca é exatamente como queremos: sempre nos oferece surpresas e, quanto mais somos capazes de nos adaptar as mudanças de programa, melhor é. O importante, porém, é jamais trairmos a nós mesmos porque se teimamos em não escutar o amor estamos perdidos”

 Você é minha vida é um livro repleto de lições e fala sobre vários temas, como: homossexualidade, aids, amor, perdas e conquistas. 

O livro possui 238 páginas, folhas amarelas e orelha. 

A diagramação está perfeita. 

A capa foi feita por Décio Gomes, Diagramação por Bruno Lira, Preparação de Texto por Mari Vieira, Revisão por Silvio Meneses Garcia/ Felipe ungaretti /Mari Vieira com Adaptação e Tradução de Rafael Belincanta. 

Depois de me emocionar que essa história não tem como não dar 5 estrelas para essa obra e super recomendar para todos os amantes do gênero romântico.

1 coment�rios: