Na terça-feira, dia 15 de julho, o Podcast de declamação de poesias, Toma Aí Um Poema, inovou ao lançar uma revista literária interativa.
“A intenção foi criar uma revista literária que fosse realmente digital, que explorasse a criação de links, através de uma interface capaz de convidar o leitor a navegar pelos antros das artes, da literatura, no mundo online” - conta Jéssica Iancoski, poeta curitiba e editora-chefe da revista.
A revista impressionou os participantes e chamou atenção da comunidade artística, pelo design gráfico inovador. Atingindo, apenas nas primeiras doze horas do lançamento, quase 500 acessos.
Além de ter publicado textos e ilustrações, a revista encontrou um jeito de incorporar vídeo-performances, seções interativas e perfis de usuários nas páginas do projeto.
Isto tudo sem falar que a edição apostou no estilo clean, minimalista e elegante, para falar da contemporâneas, abordando questões sociais, políticas e culturais atuais.
Milena Martins Moura, editora-chefe da Revista Cassandra (publicação exclusiva de mulheres), conta que conheceu o Toma Aí Um Poema por acaso, ainda na versão podcast, quando foi declamado um poema dela, que já tinha saído na Ruído Manifesto - outra revista literária.
“Depois disso, passei a acompanhar sempre e, assim que soube da revista, achei uma iniciativa linda. Um projeto como esse merece crescer muito, principalmente em tempos como os que estamos vivendo, quando vemos a arte e a cultura tão ameaçadas. Cada vez mais, iniciativas assim crescem em importância. Espaços para a arte florescer em tempos de chumbo. E fico muito feliz de fazer parte desta primeira edição! Só tenho a agradecer.”, acrescenta a poeta.
A revista literária, com foto capa de Darlene Andrade, enquadrando o poeta Ítalo Saldanha, também conta com a participação de escritores como Tchello D’Barros, grande expoente da poesia visual brasileira, com mais de 150 exposições em 15 países; Flávia Quintanilha, poeta londrinense (Desabotoar, Patuá - prefácio de Luci Collin), Isabel Furini, escritora premiada no Brasil, Espanha e Portugal; Demétrios Galvão, editor brasileiro da Revista Acrobata; Anna Apolinário e Thomas Brenner, poetas minimalistas e promessas da literatura contemporânea; Rafael Rocha, selecionado Prêmio Oceanos 2021; Sandra Modesto, cronista de renome — com publicações na Philos, Pixé, Revista Cult UOL, Ruído Manifesto, etc; Dia Nobre, autora do sucesso No Útero Não Existe Gravidade (Penalux, 2021), entre outros.
A Revista está disponível pela Calameo (leitura recomendada) e em PDF.
O Podcast Toma Aí Um Poema está disponível no Spotify, no Google Podcasts e no YouTube.
Siga o projeto nas redes sociais!
0 coment�rios:
Postar um comentário