quinta-feira, 14 de março de 2019

INSCRIÇÕES ABERTAS: Teslapunk: tempestades elétricas


Maurício Coelho adapta o texto do verbete teslapunk presente em SF Sub-Genre Definitions, explicando que o termo é uma homenagem "ao cientista e inventor austríaco Nikola Tesla, um homem que revolucionou a história do mundo nos idos do século XVIII. Refere-se a narrativas ficcionais (ou estilos visuais) inspirados pelos precursores da energia elétrica e aparelhos elétricos dos séculos XVIII e XIX e início do século XX".

Sendo um "subgênero da ficção científica", "pode ser considerado pertencente ao retrofuturismo, isto é, ele seria um futuro de realidade alternativa criada a partir das invenções relacionadas à energia elétrica", portanto, a "narrativa ou estilo geralmente considera uma história alternativa onde a energia é extremamente barata (ou gratuita), limpa e muitas vezes portátil", substituindo "todas as fontes de energias anteriores (tais como madeira, carvão e petróleo e os motores a vapor), mas ainda pode ser substituído (ou talvez nunca será substituído) por outras fontes de energias próprias (como diesel ou energia atômica)".

"Em algumas histórias, as tecnologias de energia gratuita são largamente esquecidas nos dias presentes, mas somente porque são mantidas em segredos por algum governo ou outra organização que usa as tecnologias para controlar as massas (ou para proteger as massas, como no caso da série Warehouse 13). Outros itens são comumente utilizados no gênero teslapunk inclui armas de raio em estilo Art déco, robôs e foguetes espaciais" e também o "uso da informática de forma mais primitiva."

Assim como ocorre em outras histórias com sufixo punk, a eletricidade pode surgir "como uma 'energia limpa' para 'massas empoderadas eletronicamente'", num ambiente onde "existem muitos desafios morais, sociais" e afins, desafiando a "escassez da energia e o 'monopólio do combustível' que já foi relativamente bem utilizado nos Estados Unidos no início dos anos 1900".

Edital de PUBLICAÇÃO da coletânea




DA PUBLICAÇÃO DA OBRA

Para que possamos ter o livro impresso, cada participante aprovado se comprometerá a adquirir no mínimo um exemplar da coletânea.

———————————————————————
Especializada na publicação de coletâneas literárias, a Cavalo Café surge com a finalidade de encorajar poetas, contistas e cronistas a tirarem seus textos da gaveta e apresenta-las aos leitores por meio de suas publicações, incentivando-os a ingressar no mercado editorial. 

1. Do tema

1.1 – Trata-se de um subgênero da ficção científica, derivado do cyberpunk. O foco do Teslapunk é o uso irrefreado da recém descoberta energia elétrica. 

2. Das recomendações

2.1 – Cada autor (a) poderá participar com apenas 1 (um) conto de sua autoria, não necessariamente inéditos.

2.2 – Podem participar das coletâneas escritores de todas as nacionalidades, desde que estejam residentes no Brasil.

2.3 – Os textos devem ser em língua portuguesa, o que não impede o uso de termos estrangeiros no texto. 

3. Das inscrições

3.1 – As inscrições estarão abertas até o dia 30/06/2019 .

3.2  Para participar, o autor (a) deve enviar para o e-mail: moccoelho@gmail.com com cópia para: cavalocafe@portodelenha.com uma obra de sua autoria.

3.3 – Os contos devem ter até 10.000 caracteres com espaços. Caso o autor ultrapasse o limite de caracteres, deverá adquirir no mínimo dois exemplares do livro.

3.4 – Os textos devem ser enviados em editor de texto eletrônico (Word), Revisado, Fonte Arial, entrelinhas 1.5, tamanho 12 e devidamente identificados com nome completo, nome artístico (caso tiver), biografia resumida (até cinco linhas), CPF e endereço completo com CEP.

3.5 – Os autores aprovados deverão adquirir o exemplar do livro impresso no e-commerce da editora Porto de Lenha ( www.portodelenha.com/livraria ), até a data inicial da edição do livro, ou seja, antes de fecharmos o arquivo para impressão.

4. Das disposições finais

4.1 – No período de editoração, o autor receberá suas páginas diagramadas em arquivo (PDF) por e-mail para aprovação.

4.2 – É de responsabilidade do participante a autoria do texto apresentado.

4.3 – O texto não será de uso exclusivo da Editora, podendo ser utilizado posteriormente em outras publicações pelo autor (a).

4.4 – Não serão aceitos textos de cunhos religiosos ou políticos (em qualquer destas situações, os trabalhos poderão ser recusados).

4.5 – O autor (a) estará ciente de que não haverá recebimento monetário de direito autoral, por tratar-se de obra cooperativa com edição limitada. Exceto se houver interesse comercial da editora na reimpressão da obra, no qual será comunicado antecipadamente aos autores.

4.6 – Além do formato impresso, este livro será lançado também em e-book, no qual será distribuído gratuitamente, em PDF.

4.7 – Ao enviar o texto, o autor (a) autoriza sua publicação na coletânea. 

REFERÊNCIAS:

Teslapunk (2016). Disponível em:

Mundo Punk (8): O que é TESLAPUNK:

Retrofuturismo CyberPunk – Steam/Diesel/TeslaPunk: A partir de 4:99 de vídeo:

0 coment�rios: