O projeto
Desde o lançamento do edital, em fevereiro de 2018, a franquia Lendari®Creepypastas: lendas da internet tornou-se um sucesso de público e crítica. Com o mercado saturado de coletâneas de terror de temas genéricos, “Creepypastas” atraiu interesse de autores de todo o país por abordar um subtema específico, carregado de referências e muito marcado no imaginário popular, especialmente de quem viveu os anos 90 e o início da popularização da internet no país.
O primeiro volume teve recorde de inscritos e, após a finalização do processo seletivo, contou com a participação total de 31 escritores, sendo dois convidados especiais (Cláudia Lemes e Andrei Simões, dois mestres do terror e do suspense). Organizada pela escritora Glau Kemp, a obra foi lançada na Bienal Internacional do Livro de São Paulo e é, ainda hoje, um dos títulos mais vendidos da editora na plataforma Amazon, com avaliações em sua maioria positivas.
O sucesso de Lendari® Creepypastas: lendas da internet levou muitos escritores a pedir um segundo volume, o que só viria a acontecer no segundo semestre de 2019. Enquanto o primeiro volume foi financiado, em parte, com ajuda dos escritores por meio da aquisição obrigatória de exemplares, o segundo volume (bem como uma nova tiragem do primeiro, como meta estendida) será financiado com apoio do público por meio desta campanha de financiamento coletivo.
Capas dos volumes 2 (azul) e 1 (vermelho), respectivamente.
O que são Creepypastas?
“Creepypasta” é uma expressão oriunda de duas outras, do inglês: “copy” e “paste”. São histórias de terror que surgiram praticamente junto com a popularização da Internet no Brasil, ao longo da segunda metade dos anos 90. Boa parte da então arcaica web era formada por fóruns de discussão e salas de bate-papo, e um dos sucessos desses ambientes eram relatos macabros sem autoria conhecida que apareciam e reapareciam, em diferentes versões, em muitos desses espaços.
Teaser da coletânea, divulgado em 2018.
Por serem apócrifos e reaparecerem com ligeiras variações, incluindo adaptando-se nomes de cidades ou países para melhor aceitação do público-alvo dos fóruns, estas histórias passaram a ser chamadas “Creepypastas” – algo como “copiar e colar” de tramas assustadoras. O sucesso das “Creepypastas” está justamente em sua multiplicação fora de controle, antes de sequer existir o termo “viral”, ganhando diferentes versões e ficando marcadas na cultura pop.
O “Slendeman”, por exemplo, é uma creepypasta que surgiu como resposta a um desafio de um site: os internautas deveriam enviar fotos manipuladas que fossem ao mesmo assustadoras e realistas. A imagem de um homem esguio, de braços desproporcionalmente alongados, sem rosto e usando terno preto, observando crianças em um parquinho, teve tamanha repercussão que diferentes histórias começaram a surgir a partir dele. Até um filme foi realizado por seu tamanho impacto na cultura de massa da internet.
O segundo volume – Contos selecionados
Esta campanha de financiamento coletivo tem como meta principal garantir a publicação da versão física de Lendari® Creepypastas: lendas da internet (Volume 2)na HorrorExpo 2019, um dos maiores eventos do gênero no país, no qual aLendari® tem presença confirmada com mesa própria no Artists Pavillion . A seguir, os autores selecionados para fazer parte do segundo volume projeto.
O primeiro volume – Contos participantes
Como meta estendida, a campanha também visa levantar recursos suficientes para uma segunda tiragem do sucesso Lendari® Creepypastas: lendas da internet(Volume 1). A seguir, os autores que foram selecionados em 2018.
Recompensas
Além dos exemplares de Lendari® Creepypastas: lendas da internet, os colaboradores vão receber marcadores e cartões postais com as ilustrações oficiais das capas, além de cupons de descontos para quaisquer compras na Lendari Store. Para autores, também estão previstas, para apoios específicos, sessões de autógrafos em nossa mesa na HorrorExpo 2019.
Orçamento
Você pode apoiar este projeto até o dia 06/10/2019
0 coment�rios:
Postar um comentário