quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Renan Carvalho lança livro que discute o uso consciente da tecnologia por crianças e adolescentes

Livro pode ser usado por educadores e responsáveis para falar sobre o uso de telas ao mesmo tempo que estimular a imaginação e a criatividade


Renan Carvalho, autor de Dez Mil Sóis, lança o livro “Cabeça na Nuvem” agora em janeiro, pela editora Planeta, no selo Outro Planeta. A obra traz, de forma lúdica, discussões importantes sobre o uso da tecnologia por crianças ao apresentar Max, um garoto que tem uma habilidade especial: ele é capaz de reprogramar a Nuvem, o universo digital em que tudo é possível. O livro já está disponível pelo site da editora em plataformas como a Amazon Brasil.

Renan explica a ideia por trás de seu livro: “Um dos principais desafios dos pais e educadores é o consumo em tela dos jovens. Cabeça na Nuvem é uma forma de abordar a tecnologia por meio da leitura, estimulando a imaginação e usando as referências dos games para formar novo leitores”.

O livro, indicado para crianças e adolescentes a partir de 10 anos, traz reflexões sobre o uso consciente de tecnologia, assim como exercita as ideias de cooperação e empatia, estimulando também o pensamento crítico. Cabeça na Nuvem pode ser usada em escolas através de projetos interdisciplinares, clubes de leitura e em discussões sobre o uso consciente de tecnologia.

Ainda de acordo com Carvalho, “Cabeça na Nuvem mistura minha paixão pelos games e minha preocupação com o uso cada vez mais constante da internet e das redes sociais. É uma metáfora para os desafios tecnológicos que enfrentamos, e uma forma de engajar os jovens com a leitura, usando algo que eles gostam e se identificam.”

Os interessados podem saber mais sobre o livro pelas redes sociais oficiais do autor.


Sinopse:

Max tem a habilidade que quase ninguém possui: a consciência S – um poder raríssimo capaz de reprogramar a Nuvem, o universo digital onde tudo é possível.

Quando Patrono, o novo programa administrador, entra em colapso e assume a forma de um perigoso vilão, milhões de crianças ficam presas nesse mundo virtual. Entre elas está o irmão mais novo de Max, e o garoto acaba se tornando a única esperança de trazê-las de volta.

Para a missão, Max contará com uma equipe de jogadores fora dos padrões. No mundo real, eles são apenas Joana, Danilo, Balu e Kim, mas na Nuvem se transformam nos heróis da resistência: Dojo Girl, uma faixa-preta determinada; Speedan, um corredor com pulmões de aço; Boliche, um gigante quase indestrutível; e Queen Killer, uma atiradora com a mira infalível.

Ao enfrentar os desafios de Patrono, Max e seus novos amigos terão que se unir, confiar uns nos outros – e descobrir que suas diferenças são exatamente o que os torna mais fortes.



Sobre o Autor

(Autor Renan Carvalho, foto divulgação. Proibida a manipulação por IA e derivados )


Renan Carvalho cresceu com um gosto inexplicável por histórias fantásticas. Amante de animes, HQs, mangás, games e livros, aprendeu desde cedo a criar o próprio mundo. Formado em Marketing pela USP, o autor se especializou em escrita criativa e storytelling. Em 2024, lançou “Dez Mil Sóis”, seu primeiro romance pelo selo Outro Planeta, que alcançou a lista da revista Veja e agora está lançando “Cabeça Na Nuvem” seu segundo livro pelo selo. Hoje, ele conta com seis livros publicados, além da participação em algumas antologias.


Mais informações:

https://www.instagram.com/renan_oc/


domingo, 23 de novembro de 2025

O Torneio de Sombras é premiado no Odisseia de Literatura Fantástica “Os Agentes do Caos”, sequência do livro, já está em pré-venda

O autor Fábio Fernandes é vencedor do prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2025 com a obra “O Torneio de Sombras”, publicada pela editora Avec, na categoria narrativa longa ficção científica. O evento Odisseia é um dos principais no Brasil dedicados à fantasia, ficção científica e horror. O livro pode ser encontrado pelo site da editora e em outras redes como a Amazon Brasil.




Sobre receber o prêmio, Fábio diz: “É uma grande honra recebê-lo, não só pelo livro, mas também pelo reconhecimento que isso significa numa carreira que em 2025 completou 40 anos.”




Torneio de Sombras é o primeiro volume de uma coleção e fala sobre January Purcell, uma oneironauta, que faz parte de uma fraternidade de viajantes dos sonhos. Purcell realiza missões em várias épocas e encarnações para defender a realidade de alterações na linha do tempo. Em 1888, January encontra Dr. Jones, um cientista milionário que criou um novo combustível que pode salvar ou destruir a humanidade. Nesse volume, January deverá descobrir se Jones também é um oneironauta e recrutá-lo antes de que alguma facção inimiga tenha a oportunidade.


Pré-venda da sequência “Os Agentes do Caos”




Está em pré-venda a sequência dessa obra premiada, o livro “Os Agentes do Caos”. O livro também é publicado pela Avec Editora. De acordo com Fábio Fernandes, “Os Agentes do Caos é uma aventura steampunk que presta homenagem aos grandes escritores do gênero do século XIX: Júlio Verne e H. G. Wells. É a segunda aventura da oneironauta January Purcell, que vai desta vez levar o leitor muito longe no espaço e também no tempo.” A obra pode ser adquirida pelo site oficial da editora.

Sobre o autor

Fábio Fernandes (1966) é jornalista e escritor. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde é professor e coordenador do curso de Jornalismo, traduziu dezenas de livros, entre os quais Laranja Mecânica, Neuromancer e A Sombra do Torturador. Como jornalista, trabalhou nos jornais O PASQUIM, O Globo, Tribuna da Imprensa e Valor Econômico. Escreveu, entre outros, os romances Os Dias da Peste, BACK IN THE USSR (finalista do Prêmio Jabuti 2020) e O Torneio de Sombras. Em 2013 morou em Seattle, onde estudou na conceituada oficina literária Clarion West Writers Workshop, tendo como instrutores Joe Hill e Samuel Delany, entre outros escritores de primeira linha do mercado anglo-americano. É pesquisador de narrativas utópicas com pós-doutorado pela ECA-USP e líder do grupo de pesquisa interdisciplinar Observatório do Futuro, vinculado à PUC-SP. Em 2024 fez parte, junto com James Patrick Kelly, Ian McDonald e outros, do primeiro grupo de escritores internacionais a ministrar uma oficina literária de ficção científica na China, a Future Fiction Workshop.


Mais Informações:
https://www.instagram.com/fabiofernandeswriter/


quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Ficção científica brasileira será lançada no Irã Escritora Anna Martino leva Fortunato Poeira para o Irã pela editora Borj Books

Fortunato Poeira, livro de ficção científica da escritora e editora Anna Martino, será lançado no Irã pela editora Borj Books. A obra vai ser traduzida para o farsi e deve ser publicada no Oriente Médio em 2026.


O romance conta a história de um “trecheiro” que acaba morrendo em uma estação espacial agrícola e causa muitas confusões por causa disso. A obra é uma mistura de novela das 21h e ficção científica, como define a autora. O livro foi publicado no Brasil pela Editora Cachalote, em janeiro deste ano. 

Anna conta sobre a experiência de ter seu livro traduzido para o farsi: “Foi uma imensa surpresa ver como a história do Fortunato encontrou um público do outro lado do planeta. O que prova, pelo menos para mim, que o ‘roçapunk’ é um sentimento universal! É algo inimaginável para mim, e mal posso esperar para ver o livro traduzido.”

Sobre “Fortunato Poeira”

Fortunato Poeira, o protagonista ausente deste romance, é um “trecheiro” — um homem que vive entre a Terra e a comunidade Bertha Lutz, em uma lua agrícola, fazendo trabalhos braçais para sobreviver. Quando ele morre, seu amigo Antônio, fazendeiro em Bertha Lutz, encarrega-se de preparar seu funeral. O problema é que a burocracia não permite que a cremação aconteça antes que os familiares do falecido sejam avisados. E é quando Antônio, o narrador, e seus colegas se põem a buscar esses familiares que o verdadeiro drama da vida de Fortunato se desenha — e começa uma árida disputa não só pelo funeral, mas pela memória e narrativa da vida do trecheiro.

O universo da ficção científica é apenas o pano de fundo de uma história que vai muito além da descrição de utopias, distopias e afins. É mais um dado da realidade da narrativa. E como toda boa obra do gênero, fala mais sobre a experiência humana do que sobre traquitanas tecnológicas. Mais do que um livro sobre um futuro imaginário, Fortunato Poeira é um romance sobre um futuro possível que carrega as angústias e os anseios do presente. E, acima de tudo, uma boa história contada em um texto ágil, esperto e bem-humorado.



Sobre a autora


Anna Martino nasceu em 1981. Martino já teve seus trabalhos interpretados na Radio BBC World e publicados em revistas e coletâneas em inglês e em português, com destaque para Senhor tempo bom (Plutão, 2020) e Prosérpina (Madame Houdini, 2025). Ela vive em São Paulo.



Onde encontrar a edição em português:

Editora Cachalote


terça-feira, 16 de setembro de 2025

SETEMBRO AMARELO: Amor Profano, de Zoe X, traz à tona os temas disforia e transtornos alimentares em narrativa intensa

Em pleno setembro amarelo, a importância de conversar sobre o tema é reforçada junto a outras pautas sobre saúde mental

Em meio à campanha Setembro Amarelo, que convoca atenção para a saúde mental, o romance Amor Profano (Faro Editorial), da escritora Zoe X, assume papel importante ao incluir retratos sensíveis e perturbadores de questões como disforia corporal e distúrbios alimentares dentro de sua trama. 
Uma escolha narrativa que, nas mãos da autora, dá voz aos dilemas psicológicos de personagens complexos e emocionalmente combativos, trazendo de uma forma acessível e até de entretenimento um reforço a importância de falar e desenvolver esses temas com o público.

“Escrever Amor Profano foi mergulhar em um lugar emocionalmente pesado e urgente. Trazer à luz a disforia e os distúrbios ligados à autoimagem não foi um artifício — foi uma escolha sincera de dar espaço a algo que faço parte do mundo real de muitas pessoas. Em setembro, espero que essa leitura possa confortar e abrir conversas mais honestas sobre o que nos reflete por dentro”, afirma a escritora.

Embora o livro seja conhecido por seu enredo carregado de paixão, poder e conflito, alguns leitores destacaram em resenhas o modo como Amor Profano convida à reflexão sobre temas difíceis. Segundo uma leitora na Skoob, “Além do hot ele aborda muitos transtornos. 
Como a anorexia da Victória, a dependência do álcool do Alexander e os problemas familiares da Victória e do seu pai (Samuel). 
Se eu estivesse finalizando a faculdade de psicologia eu colocaria esse livro no meu tcc e explicaria sobre os transtornos”. Isso evidencia como tais temas são essenciais, mas delicados, para um retrato genuíno da protagonista, que pode contribuir para ampliar empatia e debates reais. 

A campanha nacional Setembro Amarelo lembra que cuidar da saúde mental é essencial e que muitas vezes condições como transtornos alimentares estão entre os fatores de risco para sofrimento profundo. 
Abordar esse tema em uma obra com apelo popular como Amor Profano ajuda a desestigmatizar, mostrar que essas batalhas internas não são invisíveis — e podem estar quase sob a superfície de alguém que parece "forte".

Zoe X está em turnê de autógrafos pelo Brasil

Participação na XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
Zoe X estará presente nos dias 4 e 5 de outubro de 2025, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, dentro da programação oficial da Bienal — um espaço cheio de debates e lançamentos literários. 

Evento em Pelotas (RS)
A autora também estará em Pelotas, no dia 25 de setembro de 2025, às 19h, para sessão de autógrafos e encontro com leitores na Livraria Vanguarda, dentro do Shopping Pelotas (Av. Ferreira Viana, 1526). 

Sobre o livro “Amor Profano”

VICTÓRIA BLACKWOOD sempre soube o que queria: uma vida de segurança e felicidade como mãe dedicada, ao lado de uma família perfeita. 
E o pilar essencial para realizar esse sonho é Alexander Hastings: um homem poderoso e atormentado, 27 anos mais velho e melhor amigo de seu pai. 
Neste romance proibido e sedutor, onde o desejo se mistura com ódio, Victória se transforma de uma garota obstinada em uma mulher implacável. 
Alexander, dividido entre a atração e a repulsa, se vê preso em um jogo perigoso de paixão e poder. 
Eles são como fogo e gasolina, mas quanto tempo conseguirão esconder esse segredo sombrio antes que tudo exploda?


Sobre a escritora Zoe X
Zoe X (Équix) é o pseudônimo de uma escritora que prefere o anonimato, mas que carrega dentro de si tantas histórias que em algum momento percebeu que simplesmente não podia mais silenciar. 
Sem se limitar a rótulos, ela acredita que boas histórias, independentemente do gênero, merecem ser contadas. 
Em 2017, foi vencedora do prêmio Wattys com uma distopia e estreou oficialmente em 2018, com o primeiro volume da série de livros “Dark Hand”, na Amazon. 
Desde então, seus lançamentos têm conquistado as listas de mais vendidos, nunca saindo do Top 5 dos 100 mais vendidos da plataforma. 
Hoje, Zoe vive em São Paulo com o marido, dois bulldogs (Arthas e Pandora), uma pitbull (Athena), uma pug (Bolota) e uma chinchila (Faustinho). 


segunda-feira, 15 de setembro de 2025

E se este Natal você realizasse o sonho de se tornar autor(a) publicado(a)?


Quando as luzes começam a brilhar nas ruas e os sinos ecoam anunciando a chegada da época mais mágica do ano… algo desperta em nós.
O coração aquece. A memória busca lembranças. A imaginação pede passagem.

Agora imagine transformar toda essa emoção em palavras — e ver a sua história impressa em um livro que fará parte da mais tradicional coletânea natalina da Lura Editorial.


🎄Faça parte da nova antologia Um Natal Mágico e eternize suas palavras para leitores de todo o Brasil.

https://www.luraeditorial.com.br/pt-br/antologias/

👉 As vagas são limitadas e a tradição fala por si: todos os anos, dezenas de autores transformam o sonho de publicar em realidade. Agora chegou a sua vez.

Porque o Natal também é um momento de presentear. E a sua história pode ser o presente mais valioso de todos!

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

MULHERES DO BRASIL - PERNAMBUCO


O projeto "Mulheres do Brasil" busca reunir a voz feminina na literatura brasileira que percorre todo o território nacional. Um livro que celebra a produção literária, a regionalidade cultural e linguística, promovendo o fomento à leitura de mulheres que são alicerces dos lares e acima de tudo, protagonistas na escrita.

EDITAL EXCLUSIVO PARA AUTORAS DE PERNAMBUCO


🔗 Formulário de inscrição

[https://tinyurl.com/MulheresPE](https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Ftinyurl.com%2FMulheresPE%3Ffbclid%3DIwZXh0bgNhZW0CMTAAAR4_El4VENE8jmfj7fEwwEq3UCddK1fVa6IFz0jwwmTKRuyOcchefhQEHi9Okg_aem_DvqP2coa0A-bs-rlDOmDEw&h=AT0LuIyBw2odO2QFZYXZkPFDL7UT0Q1gFoCXB7s6oDvsdcpOZdX4cydvH_Xs-OSKBaAp8KQGCEgU1Rz7ymUw7DOFmnxiiHlGd2bj6ff4xBDxF9JSoF-uunRa5AGsuavr2CHdtDYVz3zzECsPkPtHDMG4zkh8SOfn&__tn__=-UK-y-R&c[0]=AT1Vi09020Zx7Ki2W6Dw_Zgl_aI2aHvHWhAbmTviafL1jajc8YIAlf2rNTFvCSZdy4Y29oUhoPrE27FLj1cL37Ut-0UzieLmnnbHLt9euXjD3cYb9JqqRXMr5JXjs9GcX_8P8NBsPetGMpWOwLdrhT0Am6R1iKmKCKfw9jOTv8q4VIE8gPPeo42Jh9Xj2ISSU7fmoFSWzeiM5S7C3y1nN15j1lgyacZlezzXlYm9mTumUBrtQe1_)

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Ulisses Mattos apresenta romance que cruza amadurecimento, poder e ficção científica


"Linhagem – O Fio da Mente" explora dons psíquicos, identidade e estruturas sociais por meio de uma narrativa jovem-adulta envolvente

O escritor e roteirista Ulisses Mattos lançou o romance Linhagem – O Fio da Mente, disponível em formato ebook exclusivamente na Amazon Brasil. A obra do gênero young adult mistura ficção científica e fantasia, e gira em torno de uma família na qual o primogênito de cada geração nasce com uma habilidade mental singular. O livro também está disponível no sistema de assinaturas Kindle Unlimited.

A história acompanha dois irmãos gêmeos, Tom e Gabriel, que têm personalidades distintas: um é doce e sonhador e o outro é malicioso e astuto. Ambos vêm de uma família com histórico de poderes psíquicos, como ler mentes e sentir as emoções alheias. Mas, de acordo com o que se sabe da linhagem, só um dos dois terá o poder decisivo para conter a ameaça vista na premonição de uma ancestral: o iminente fim da raça humana. Os irmãos se unem para impedir uma guerra entre duas potências mundiais e iniciam uma intensa jornada de amadurecimento e autoconhecimento — questionando suas identidades, o preço de ser diferente e os limites do poder institucionalizado.

Com tom político e introspectivo, Linhagem – O Fio da Mente discute o multilateralismo implícito nas disputas de poder e na manutenção de hierarquias, inserindo o leitor em um debate contemporâneo sobre livre-arbítrio, pertencimento e resistência. É uma leitura que combina densidade emocional com crítica social sem perder o ritmo instigante.

“Quis contar uma história que, ainda que tivesse elementos de fantasia e ficção científica, falasse diretamente sobre os dilemas políticos e emocionais que vivemos hoje. É sobre crescer — mas também sobre resistir sendo quem se é”, explica o autor. Ulisses, reconhecido por seus trabalhos como roteirista em programas da TV Globo, Multishow e Globoplay, marca neste livro sua estreia no formato digital independente. Linhagem – O Fio da Mente reafirma seu talento para criar narrativas que mesclam entretenimento, política e exploração psicológica.

O ebook está disponível para compra diretamente na Amazon, o que garante acesso imediato aos leitores. Mais informações sobre o livro e o autor podem ser encontradas em seu perfil oficial no Instagram, @ulissesmattos.

Sobre o autor Ulisses Mattos


Ulisses Mattos é escritor, roteirista e humorista, com trabalhos realizados em diversas mídias. Na TV, escreveu programas humorísticos para o grupo Globo e Amazon Prime Video. No cinema escreveu e co-dirigiu Sonho de Rui – Um Braddock Possível, colaborou no roteiro de Altas Expectativas e foi um dos roteiristas de Mallandro: O Errado que Deu Certo. No teatro, escreveu as comédias Mentira tem Perna Curta, com Gigante Léo, e Pai Ilegal. Como escritor, escreveu com Paulo Gustavo o livro Minha Mãe é Uma Peça (Ed. Objetiva) e publicou contos nos livros O Bosque do Silêncio (Editora Lura), Cruz e Cores (coleção “Sete”, do selo Motor). Lançou recentemente o romance young adult Linhagem – O Fio da Mente, em ebook. Enquanto jornalista, foi editor do Caderno B e da revista Programa no Jornal do Brasil, onde também foi colunista e crítico de TV e cinema. Ulisses escreve ficção especulativa e apresenta seus universos com divertimento e engenhosidade aos leitores.

Sobre Linhagem – O Fio da Mente


Sinopse: Um incrível segredo acompanha uma família com dons muito especiais. A cada geração, o primogênito apresenta uma nova habilidade mental, que vai de capacidades simples, como ler o sentimento de alguém, até poderes perigosos, como o de influenciar mentes. Depois de dez nascimentos, surge um par de gêmeos. Gabriel, um doce e sensível garoto, e Tom, cheio de malícia e vaidade. Apenas um deles terá o poder, que pode ser decisivo para conter a ameaça vista na premonição de uma ancestral da linhagem: o iminente fim da raça humana.

Depois que o dom da nova geração é revelado, de uma forma nunca antes testemunhada, os dois irmãos se ajudam em um elaborado plano, que envolve o controle de influenciadores das redes sociais e ídolos pop e até a manipulação de líderes de estados. A aventura, que se passa em vários países, despertará neles questões pessoais e familiares inesperadas, funcionando como uma grande jornada de amadurecimento e autoconhecimento.



Mais informações:
https://a.co/d/bUl69Zt
https://www.instagram.com/ulissesmattos/



quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Você tem algo para dizer ao mundo? Já pensou em eternizar seus sentimentos em um livro publicado?


A antologia "Fragmentos de Mim" está com inscrições gratuitas até o dia 14/10/2025
.⠀
💥 Mas atenção: as vagas são limitadas e os textos passarão por curadoria.
⠀.
📖 Como participar?
➡️ Inscreva-se gratuitamente até 14/10
➡️ Aguarde a análise do seu texto
➡️ Se aprovado, escolha um dos pacotes:
⠀.
🎁 Pacote 1: 3 livros por R$ 97
🎁 Pacote 2: 6 livros por R$ 167
⠀.
⚠️ Importante: Inscrição gratuita não garante vaga. Os textos serão analisados por critérios técnicos e podem ser aprovados ou desclassificados.
.⠀
💌 Deixe que suas palavras toquem outras almas.
Participe da antologia Fragmentos de Mim e faça parte desta coletânea sensível e profunda.
.
📍Organização: Liliane Santana e Thalita Vedor
📆 Inscrições até: 14/10/2025
.
Acesse: https://www.impactodivulgador.com.br/editora-universo-literário e faça sua inscrição!Você tem algo para dizer ao mundo? Já pensou em eternizar seus sentimentos em um livro publicado? ✍️📚
.⠀
A antologia "Fragmentos de Mim" está com inscrições gratuitas até o dia 14/10/2025!
.⠀
💥 Mas atenção: as vagas são limitadas e os textos passarão por curadoria.
⠀.
📖 Como participar?
➡️ Inscreva-se gratuitamente até 14/10
➡️ Aguarde a análise do seu texto
➡️ Se aprovado, escolha um dos pacotes:
⠀.
🎁 Pacote 1: 3 livros por R$ 97
🎁 Pacote 2: 6 livros por R$ 167
⠀.
⚠️ Importante: Inscrição gratuita não garante vaga. Os textos serão analisados por critérios técnicos e podem ser aprovados ou desclassificados.
.⠀
💌 Deixe que suas palavras toquem outras almas.
Participe da antologia Fragmentos de Mim e faça parte desta coletânea sensível e profunda.
.
📍Organização: Liliane Santana e Thalita Vedor
📆 Inscrições até: 14/10/2025
.
Acesse: https://www.impactodivulgador.com.br/editora-universo-literário e faça sua inscrição!

📣 EDITAL ABERTO 📣Antologia Poética LACRIMAIS já disponível!!Venha fazer parte?!🙏🕯️


Projeto Sombrio
Edital: https://drive.google.com/file/d/1rZtCizJ1sN9LuZCMuX0YV2zQmRfmgQTK/view?fbclid=PAT01DUAMtifZleHRuA2FlbQIxMAABpwsOW2HAAo9ZVoCp5fb-Srxnjr53dhuxWEhqSuiiPjwDtq54e626XOSEXnhb_aem_mGDh7IRFc_giWVwLIZO60Q

Novo livro de Bruno Crispim traz o dinamismo e a ação dos mangás para narrativa jovem


O autor finalista do Prêmio Kindle de Literatura encontra um novo público com seu sucesso de vendas da Bienal do RJ



O escritor Bruno Crispim, conhecido por ser finalista no Prêmio Kindle de Literatura com a obra “da morte sua”, lançou durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro (RJ) o livro “Kaito: Reze por uma boa morte”, que foi sucesso de vendas pela editora Alta Books. No universo de “Kaito”, Bruno Crispim aproxima a estrutura dos mangás japoneses da literatura jovem brasileira, em uma narrativa urbana que mescla ação, romance e suspense. O livro está disponível nas principais livrarias do país e também na Amazon Brasil.


Ambientado em Tóquio, o protagonista Kaito — jovem mestiço de origem brasileira — se vê no centro de um apocalipse em que bilhões de pessoas retornam dos mortos como ghouls (criaturas do folclore japonês), e, para completar, com a habilidade de se fortalecer ao tirar vidas. O ritmo acelerado, os elementos de evolução por combate e a lógica de “jogo”, como se fosse um sistema de vídeo-game, aplicados na obra, contribuem para a atmosfera jovem e dinâmica construída pelo autor.


À medida que tenta sobreviver e entender o papel que desempenha nesse novo mundo, Kaito se vê dividido entre um romance com a amiga Clara e a prima Ayka. A obra apresenta conflitos pessoais e morais em meio à violência do cenário, com diálogos rápidos e cenas que destacam a transformação dos personagens diante das circunstâncias. A estrutura lembra obras da cultura pop contemporânea, como Percy Jackson e Jogos Vorazes, e busca dialogar com leitores que consomem tanto literatura quanto quadrinhos e cultura digital.


Selecionado como Livro do Ano pelo Prêmio Book Brasil, Kaito marca uma nova fase na produção de Bruno Crispim. O autor tem voltado sua atenção para a literatura juvenil com temas como identidade, escolhas difíceis e sobrevivência. O livro está disponível na Amazon Brasil, em versões física e digital.


Sobre Bruno Crispim:



Bruno Crispim nasceu em Niterói, em 1984. É escritor, professor e mestre em Escrita Criativa pela PUC-RS.


Autor de “O Segundo Caçador” (Ed. EdUfes), romance policial, vencedor do Prêmio UFES de Literatura, e de “Kaito: reze por uma boa morte”, fantasia urbana eleita Livro do Ano pelo Brasil 2025. Seu mais recente livro, “Ascensão” (Ed. Urutau), mergulha no suspense com uma eletrizante trama sobrenatural.


Publicou também pela Superinteressante, e se destacou com o Guia do Escritor de Ficção, onde compartilha conteúdos sobre escrita criativa. Além disso, é membro do coletivo de ficção especulativa Tapioca Fantástica e professor da LabPUB. O escritor també



Sobre Kaito: 



O que é mais forte?
A vontade de sobreviver em um mundo pós-apocalíptico ou a de salvar a garota que você ama?

Kaito é enviado para morar com a avó em Tóquio. Filho de um japonês e de uma sul-africana, ele nunca achou o seu lugar no mundo e divide seu tempo entre games e a paixão por sua melhor amiga, Clara.

No Japão, ele reencontra a prima Aika, que não via há três anos. Para sua surpresa, um afeto proibido brota entre os dois. Mas as suas angústias com relação a esse triângulo amoroso são interrompidas quando o Apocalipse eclode. Cem bilhões de mortos voltam à vida, ghouls famintos por carne humana. Kaito também morre. E renasce.

Na nova vida, ao matar alguém, fica-se mais forte. Matar é a nova forma de conquistar poder. Não morrer é como mantê-lo. É a gamificação do final dos tempos ― e disso Kaito entende bem.

Tentando fugir da matança generalizada, o jovem recebe uma mensagem de Clara, que está em perigo. Kaito precisa ficar forte, e rápido, para arranjar um modo de voltar ao Brasil. Aika decide ajudar. Mas, antes, Kaito tem que entender os seus sentimentos pela prima.



Mais informações: 

https://www.brunocrispim.com.br/

Instagram oficial: https://www.instagram.com/brcrispim/