Em meio à campanha Setembro Amarelo, que convoca atenção para a saúde mental, o romance Amor Profano (Faro Editorial), da escritora Zoe X, assume papel importante ao incluir retratos sensíveis e perturbadores de questões como disforia corporal e distúrbios alimentares dentro de sua trama.
Uma escolha narrativa que, nas mãos da autora, dá voz aos dilemas psicológicos de personagens complexos e emocionalmente combativos, trazendo de uma forma acessível e até de entretenimento um reforço a importância de falar e desenvolver esses temas com o público.
“Escrever Amor Profano foi mergulhar em um lugar emocionalmente pesado e urgente. Trazer à luz a disforia e os distúrbios ligados à autoimagem não foi um artifício — foi uma escolha sincera de dar espaço a algo que faço parte do mundo real de muitas pessoas. Em setembro, espero que essa leitura possa confortar e abrir conversas mais honestas sobre o que nos reflete por dentro”, afirma a escritora.
Embora o livro seja conhecido por seu enredo carregado de paixão, poder e conflito, alguns leitores destacaram em resenhas o modo como Amor Profano convida à reflexão sobre temas difíceis. Segundo uma leitora na Skoob, “Além do hot ele aborda muitos transtornos.
Como a anorexia da Victória, a dependência do álcool do Alexander e os problemas familiares da Victória e do seu pai (Samuel).
Se eu estivesse finalizando a faculdade de psicologia eu colocaria esse livro no meu tcc e explicaria sobre os transtornos”. Isso evidencia como tais temas são essenciais, mas delicados, para um retrato genuíno da protagonista, que pode contribuir para ampliar empatia e debates reais.
A campanha nacional Setembro Amarelo lembra que cuidar da saúde mental é essencial e que muitas vezes condições como transtornos alimentares estão entre os fatores de risco para sofrimento profundo.
Abordar esse tema em uma obra com apelo popular como Amor Profano ajuda a desestigmatizar, mostrar que essas batalhas internas não são invisíveis — e podem estar quase sob a superfície de alguém que parece "forte".
Zoe X está em turnê de autógrafos pelo Brasil
Participação na XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
Zoe X estará presente nos dias 4 e 5 de outubro de 2025, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, dentro da programação oficial da Bienal — um espaço cheio de debates e lançamentos literários.
Evento em Pelotas (RS)
A autora também estará em Pelotas, no dia 25 de setembro de 2025, às 19h, para sessão de autógrafos e encontro com leitores na Livraria Vanguarda, dentro do Shopping Pelotas (Av. Ferreira Viana, 1526).
Sobre o livro “Amor Profano”
VICTÓRIA BLACKWOOD sempre soube o que queria: uma vida de segurança e felicidade como mãe dedicada, ao lado de uma família perfeita.
E o pilar essencial para realizar esse sonho é Alexander Hastings: um homem poderoso e atormentado, 27 anos mais velho e melhor amigo de seu pai.
Neste romance proibido e sedutor, onde o desejo se mistura com ódio, Victória se transforma de uma garota obstinada em uma mulher implacável.
Alexander, dividido entre a atração e a repulsa, se vê preso em um jogo perigoso de paixão e poder.
Eles são como fogo e gasolina, mas quanto tempo conseguirão esconder esse segredo sombrio antes que tudo exploda?
Sobre a escritora Zoe X
Zoe X (Équix) é o pseudônimo de uma escritora que prefere o anonimato, mas que carrega dentro de si tantas histórias que em algum momento percebeu que simplesmente não podia mais silenciar.
Sem se limitar a rótulos, ela acredita que boas histórias, independentemente do gênero, merecem ser contadas.
Em 2017, foi vencedora do prêmio Wattys com uma distopia e estreou oficialmente em 2018, com o primeiro volume da série de livros “Dark Hand”, na Amazon.
Desde então, seus lançamentos têm conquistado as listas de mais vendidos, nunca saindo do Top 5 dos 100 mais vendidos da plataforma.
Hoje, Zoe vive em São Paulo com o marido, dois bulldogs (Arthas e Pandora), uma pitbull (Athena), uma pug (Bolota) e uma chinchila (Faustinho).
0 coment�rios:
Postar um comentário