[Resenha] O Rio da Dúvida - Por Marcelo Segala

       Minha resenha de hoje é sobre um livro da escritora norte-americana Candice Millard chamado O Rio da Dúvida (The River of Doubt). Uma trama que conta a estória de um improvável encontro entre o ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt e o então coronel brasileiro Cândido Rondon.
        A autora fez um belíssimo trabalho de pesquisa para contar a saga de ambos em busca de um desafio épico: mapear um rio turbulento, com percurso desconhecido, em plena Amazônia. Candice começa contando os motivos que levaram Roosevelt a entrar nessa empreitada pessoal, que custou a vida de alguns dos membros da expedição e que deixou o próprio à beira da morte. Ela descreve em detalhes aspectos da fauna e flora do local, nos levando a sentir, quase na própria pele, o drama que os famosos expedicionários passaram.

       A estória se inicia após uma derrota eleitoral esmagadora de Roosevelt, que concorria a um novo mandato presidencial. Em uma conferência em Buenos Aires, o ex-presidente é convencido a participar de uma expedição na Selva Amazônica, despertando a sua veia aventureira e sedenta de desafios. Além disso, seria uma ótima oportunidade de estar junto de seu filho Kermit, que morava no Brasil e, assim como seu pai, também era apreciador de façanhas que o desafiassem. Ao se encontrar com Rondon e com os outros tripulantes em terras brasileiras, eles vivem uma aventura que deixaria marcas nas vidas de todos que participaram.
      A pesquisa realizada pela autora é realmente sensacional. Ela se baseou em diversos documentos da época para retratar com muita verosimilhança como se tornou intensa a amizade entre duas grandes personalidades: Roosevelt e Rondon. Também narrou com maestria a convivência diária e as diferenças culturais entre brasileiros e norte-americanos. Uma estória real de aventura, desafio e união passada em território brasileiro no início do século XX e que, sem dúvida nenhuma, merece ser lida.

Um comentário:

  1. Adorei sua resenha Marcelo. Não conhecia esse livro, parece bem interessante.

    ResponderExcluir