quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Ficção científica brasileira será lançada no Irã Escritora Anna Martino leva Fortunato Poeira para o Irã pela editora Borj Books

Fortunato Poeira, livro de ficção científica da escritora e editora Anna Martino, será lançado no Irã pela editora Borj Books. A obra vai ser traduzida para o farsi e deve ser publicada no Oriente Médio em 2026.


O romance conta a história de um “trecheiro” que acaba morrendo em uma estação espacial agrícola e causa muitas confusões por causa disso. A obra é uma mistura de novela das 21h e ficção científica, como define a autora. O livro foi publicado no Brasil pela Editora Cachalote, em janeiro deste ano. 

Anna conta sobre a experiência de ter seu livro traduzido para o farsi: “Foi uma imensa surpresa ver como a história do Fortunato encontrou um público do outro lado do planeta. O que prova, pelo menos para mim, que o ‘roçapunk’ é um sentimento universal! É algo inimaginável para mim, e mal posso esperar para ver o livro traduzido.”

Sobre “Fortunato Poeira”

Fortunato Poeira, o protagonista ausente deste romance, é um “trecheiro” — um homem que vive entre a Terra e a comunidade Bertha Lutz, em uma lua agrícola, fazendo trabalhos braçais para sobreviver. Quando ele morre, seu amigo Antônio, fazendeiro em Bertha Lutz, encarrega-se de preparar seu funeral. O problema é que a burocracia não permite que a cremação aconteça antes que os familiares do falecido sejam avisados. E é quando Antônio, o narrador, e seus colegas se põem a buscar esses familiares que o verdadeiro drama da vida de Fortunato se desenha — e começa uma árida disputa não só pelo funeral, mas pela memória e narrativa da vida do trecheiro.

O universo da ficção científica é apenas o pano de fundo de uma história que vai muito além da descrição de utopias, distopias e afins. É mais um dado da realidade da narrativa. E como toda boa obra do gênero, fala mais sobre a experiência humana do que sobre traquitanas tecnológicas. Mais do que um livro sobre um futuro imaginário, Fortunato Poeira é um romance sobre um futuro possível que carrega as angústias e os anseios do presente. E, acima de tudo, uma boa história contada em um texto ágil, esperto e bem-humorado.



Sobre a autora


Anna Martino nasceu em 1981. Martino já teve seus trabalhos interpretados na Radio BBC World e publicados em revistas e coletâneas em inglês e em português, com destaque para Senhor tempo bom (Plutão, 2020) e Prosérpina (Madame Houdini, 2025). Ela vive em São Paulo.



Onde encontrar a edição em português:

Editora Cachalote


0 coment�rios: