terça-feira, 30 de março de 2021

Você conhece a biblioterapia?


Saiba como funciona o cuidado por meio dos livros


Se levarmos em consideração o significado literal da palavra biblioterapia, nos depararemos com o significado de terapia por meio dos livros, junção das palavras de origem grega: BIBLIO + THERAPY. Mas, na atualidade e, na prática, esse processo pode ser realizado com os mais variados materiais literários, embora, o mais comum de fato seja o livro. É um termo que tem se propagado ultimamente, mas seu uso e benefícios datam da Grécia Antiga.

É o que afirma a facilitadora de círculos de biblioterapia e bibliotecária da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, Katty Anne Nunes. "É fácil perceber se você já teve contato com a biblioterapia, basta se perguntar se algum livro ou mesmo um pequeno texto já falou profundamente com você? Ou se você já teve uma experiência literária (livro, teatro, ouviu uma história) que mexeu com você de tal forma que após esse momento você não foi mais o mesmo? Se sim, você já teve contato com a biblioterapia", diz Katty Anne.

Para a bibliotecária Silvia Fortes, a biblioterapia é o cuidado através dos livros. “A literatura por ela mesma, sem a utilização de artifícios didáticos, buscando o seu leitor, fazendo com que ele se sinta acolhido dentro de uma história”, explica.

A biblioterapia não é uma atividade exclusiva dos bibliotecários e bibliotecárias, são várias as pessoas que inserem a biblioterapia no seu fazer profissional: bibliotecários, psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, professores, contadores de histórias, assistentes sociais, entre outros. “É um campo multi e interdisciplinar. Requer um debruçar sobre a temática e pede, especialmente, que você tenha obras que lhe tocaram, essas poderão também tocar o outro”, comenta Katty Anne Nunes.

Silvia explica que existem dois tipos de biblioterapia: a clínica, que é aplicada por psicólogos, com o intuito de corrigir patologias em pessoas com problemas comportamentais e a biblioterapia do desenvolvimento, que é utilizada por bibliotecários e também por profissionais de outras áreas, com a finalidade de oferecer a literatura como suporte no desenvolvimento pessoal na prática de um autoconhecimento e autocuidado. “Para desenvolver a função de biblioterapeuta, é fundamental que o bibliotecário tenha uma escuta atenta e sensível, pois os participantes muitas vezes trazem para a roda suas angústias e o simples fato de ter alguém que o escute já ameniza bastante as suas aflições”, diz Silvia.

Assim como o campo de atuação do bibliotecário tem sido cada vez mais amplo, os espaços para a realização das rodas de biblioterapia também, podendo o profissional adaptar a prática em seu ambiente de trabalho. 

Katty Anne conta que trabalha a biblioterapia em vários contextos. “Voluntariamente com alunos de ensino médio de uma escola da rede pública do Estado; Na Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, com encontros e uma espécie de podcast com leituras compartilhadas com os servidores”, diz. “E na Kuau Experiências Formativas, um empreendimento no qual ofereço círculos de biblioterapia e oficinas para quem deseja conhecer mais do assunto”, complementa.

A bibliotecária Silvia Fortes trabalha na biblioteca escolar e conta que lá, os encontros são semanais, divididos por turma e idades. “Para a seleção dos livros convém observar se existe a necessidade de trabalhar algum tema específico com o grupo, o gosto literário da turma. Os encontros costumam ser leves e muitas vezes divertidos. Algumas vezes após a leitura, são oferecidas atividades coletivas, como dramatização, esquetes e dinâmicas focadas no tema selecionado do dia”.

Para ela, a biblioterapia não é um remédio para curar doenças, mas um cuidado com o ser. “É apresentar ao outro um momento de reflexão, aguçando a vontade de se conhecer e de se autocuidar. É abraçar com palavras”, conclui Silvia.

Katty Anne e Silvia têm capítulos no livro QUINTAIS DA BIBLIOTERAPIA: experiência na poética do cuidado. Uma obra organizada por Cristiana Seixas, e publicada pela Editora Cândido, onde relatam as experiências com a biblioterapia. 

Biblioterapia na pandemia

Atualmente, devido à pandemia, as rodas de biblioterapia funcionam on line e, muitas vezes, segundo as bibliotecárias, se tornam momentos de afago à pessoas que se sentem solitárias e cansadas. “Um bom exemplo é a roda com idosos, uma experiência de muitas trocas e aprendizados”, comenta Silvia.

Qual o gênero literário deve ser utilizado em uma roda de Biblioterapia?

“A resposta é: todos os gêneros literários! Particularmente, na maioria das rodas que apresento utilizo a Literatura Infantojuvenil, por ser um gênio do qual venho aperfeiçoando o conhecimento e envolvimento, percebendo a cada dia a qualidade das obras”, conta Silvia. 

“Esse tipo de literatura, apesar de dita para as crianças, pode ser apresentada aos grupos de todas as idades, pois, na verdade são feitas para todas as infâncias, já que a criança interior de cada um permanece presente e esses livros através da profundidade das histórias e da beleza das ilustrações fazem com que haja um envolvimento independente de se ter cinco ou noventa anos”, conclui a biblioterapeuta.

 

Sobre o Conselho Federal de Biblioteconomia

O Sistema CFB/CRB é composto pelo Conselho Federal de Biblioteconomia e por 14 Conselhos Regionais de Biblioteconomia. O objetivo do Sistema CFB/CRB é atuar em favor da sociedade brasileira por meio da sua principal missão: fiscalizar o exercício profissional do bibliotecário, cuja operacionalização é feita pelos Conselhos Regionais. Para o Sistema CFB/CRB um país aparelhado com bibliotecas contribuirá na formação de cidadãos esclarecidos, críticos e participativos, condição sine qua non para o desenvolvimento educacional, científico e tecnológico, com vistas ao progresso de uma nação.

segunda-feira, 29 de março de 2021

Clube de Autores ganha espaço e já é responsável por 27% dos livros lançados no País


Mudança de comportamento na pandemia fez a plataforma de autopublicação aumentar exponencialmente em número de autores e novas obras


São Paulo, março de 2021 - No dia 16 de março completou um ano em que as primeiras medidas de restrição foram adotadas e o distanciamento social começou no Brasil por conta da pandemia de Covid-19. Neste momento, onde o mundo precisou se reinventar, o Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Látina, abriu caminho para cerca de 200 novos autores e chegou a uma média de mil livros publicados por mês. A mudança de comportamento de leitores também impactou no mercado de vendas da plataforma, que cresceu 55% comparado ao ano de 2019.

 

Atualmente o Clube de Autores possui 72 mil títulos, deste número, quase 15 mil foram publicados durante a pandemia. “Tempos difíceis são, quase por definição, momentos de concentração absoluta de ansiedade. Durante este um ano de marco da pandemia não foi diferente. A ansiedade extrema gera criatividade. Não é por outro motivo que notamos uma profusão literária, nunca se escreveu tanto. Não à toa nossa comunidade de autores vem crescendo”, comenta Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores.

 

Logo no início da quarentena, a plataforma promoveu um concurso "Crônicas de Quarentena”, convidando autores e entusiastas de todo Brasil a fomentarem a leitura e escrita relatando suas próprias experiências. O intuito foi estimular todos a aproveitarem melhor seu tempo dentro de casa. Ricardo relembra surpresa com o sucesso da ação. “Recebemos mais de 830 histórias, com visões profundas e ricas sobre suas próprias histórias de medos, dores, esperanças e até mesmo de alegrias”. 

 

Além de abrir espaço para estes e outros tantos autores, que podem publicar seus livros gratuitamente, o Clube de Autores lançou o livro “Crônicas de Quarentena”,com 39 das crônicas recebidas, e doou toda renda obtida com a venda para ajudar a Missão Covid, que conecta gratuitamente médicos voluntários a pessoas com sintomas de coronavírus.

 

Com este ritmo de crescimento, Ricardo tem expectativa de crescer de 50% a 70% em 2021. “A autopublicação já é uma realidade no mundo inteiro, temos mais de 40% de direitos autorais pagos nos Estados Unidos em livros autopublicados, por exemplo. Costumo dizer que ela é o único canal para novos autores mostrarem seus trabalhos, venderem seus livros e terem sucesso em suas carreiras. A partir disso, pode até acontecer de editoras buscarem por eles, vemos isso diariamente aqui no Clube de Autores. Mas fica a cargo deles decidirem se vão seguir independente ou não”, finaliza.  

Sobre o Clube de Autores
Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação da América Latina. Hoje, a plataforma on demand representa cerca de 27% de todos os livros publicados no Brasil no último ano. Além disso, oferece uma gama de serviços profissionais para os autores independentes que pretendem crescer e se desenvolver no mercado de literatura.

quinta-feira, 25 de março de 2021

NOVIDADE INTERNACIONAL!



Mais uma autora dos EUA vem se unir a editora Illuminare.


Autora: Angela McCluskey-Moses
"Permission to Rise" available now on:
www.amazon.com and major eBook platforms
Find me on Instagram: Angelammoses_author

Livro: Permissão para Renascer

Biografia: Angela McCluskey-Moses nasceu com o nome de Angela Cordeiro da Silva, em 1973, na cidade de São Paulo. Ela cresceu no bairro da Vila Verde, na periferia da Zona Leste. Estudou Administração de Empresas na Universidade Cruzeiro do Sul e foi profissional da indústria Aeroespacial por mais de 22 anos.

Ela se mudou para os Estados Unidos da América em 2004, onde morou nas cidades de Dallas, Pensacola, Filadélfia, Houston, Fort Lauderdale e recentemente fixou residência na cidade de Tulsa, estado de Oklahom.

Em breve capa e sinopse da obra.

Venha fazer parte dessa equipe, envie seu original para editorailluminare@gmail.com

Editora Illuminare
Destacando autores nacionais e internacionais
@editora_illuminare

quarta-feira, 24 de março de 2021

Resenha do Livro Deixas & Madeixas por Nilton Alves


Antologia: Vários autores

Organizador: Thiago S. Sevla

Ano de Edição: 2019

ISBN: 978-65-81616-01-4

Lançamento: Fevereiro de 2020

Formato: Livro físico

Capa: Brochura

Assunto: Poemas de Amor e Paixão

Tamanho: 14,8X21 cm

Orelhas: 7cm

Páginas: 158


Sinopse:



Amor e Paixão... muito já foi dito sobre ambos, e ainda há tanto para se dizer. Mesmo no coração mais taciturno, comportam-se como as estações do ano: cíclicas, findam e se renovam. Dois aspectos que estão sempre em voga; que se apresentam de modo barulhento, tácito, imprevisível, nos arrebatando a racionalidade. Quem ainda não sofreu por dores passionais, reside no prefácio da vida.  

O que nos torna únicos são as nossas experiências sensoriais, o enlace com a literatura, poesia e arte. E no âmbito do amor e paixão, às vezes, tudo que carecemos é de uma deixa, da troca de olhares que parece se perpetuar em segundos, quiçá, garantindo o prelúdio de um beijo, de um afago em madeixas...

Jardim de óbice, que abarca ferais seixas,
Deveras improtelável é o fogo desta paixão,
Se para este anseio não encontro a solução,
De que adiantam minhas frívolas queixas?

Eis o diagnóstico: taciturno e sem direção,
Quem dera se eu recebesse algumas deixas,
E tocasse seus lábios, afagando suas madeixas,
Poria fim neste enredo acre que me tira o chão.

Para esta vida ínfima já não possuo valor,
Derruído, exaurido, por um drástico ardor,
Ao que tudo indica não me libertarei jamais.

Seu corpo me traz uma tempestade violenta,
E nesse olhar, cada segundo me atormenta,
Vou sucumbindo nestes ímpetos carnais.

Thiago S. Sevla

Resenha:


Deixas & Madeixas é uma Antologia Poética Organizada por Thiago S. Sevla publicada pela Dríade Editora em 2020 e conta com a participação de vários autores.


Os poetas, as poetisas e os poemas são essenciais para dizer o que o coração sente e em entre Deixas & Madeixas histórias de amor e paixão são contadas. sejam em poemas bem estruturados sejam em versos simples.


O amor é a base de inspiração dos poetas que fazer parte dessa antologia, aqui não faltam composições bonitas e emocionantes. Aqui o leitor verá poetas demonstrar de maneiras diferentes todo o seu sentimento. São 158 páginas de puro amor.


Histórias de Amor contadas em forma de poemas por 40 autores de diversas parte do nosso País, poesia brasileira pura em um projeto gráfico magnifico, uma capa que mostra a beleza feminina, um livro bem diagramado com poesias para todos os paladares, o que não falta em suas páginas é a diversidade, poemas doces e amargos pois o amor nem sempre dura, cabe a nós aproveitá-lo enquanto podemos.


Se pudesse dar mais de 5 estrelas para um livro, esse ganharia um Dez.


link para compra: https://www.driadeeditora.com.br/product-page/deixas-madeixas





Resenha do Livro Constante Es El Cambio de Diego Alves de Carvalho por Nilton Alves

 

Hoje trago para vocês nossa primeira resenha de parceira com a Editora Inverso:

Constante Es El Cambio do autor Diego Alves de Carvalho foi publicado em 2020 pela Editora Inverso em um formato diferenciado 16 x 23 cm, possuindo 68 páginas. Achei bastante interessante a editora trazer esse livro em formato bilíngue (português e espanhol).

Constante Es El Cambio tem um projeto gráfico bastante bonito trazendo um mix entre Poemas, Fotos e Ilustrações a mão livre feita pelo próprio autor, de sua viagem ao Chile.

Constante Es El Cambio é o resultado de lembranças e do encantamento de Diego por um dos países latino-americanos mais conhecidos pelas suas paisagens belíssimas, como as inúmeras cordilheiras.

Suas Fotografias belíssimas e suas ilustrações com traços modernos bastantes marcantes, unidas com os poemas criados por ele retratam a vida e as paisagens, e encanta os leitores e nos faz viajar pelos olhos do autor diante da dimensão chilena das reflexões proporcionadas por ela.

Um livro bem diagramado, que nos faz ter a possibilidade de conhecer detalhes de outro país a partir de sua leitura. Fotografia e Desenho nos fazem viajar para os lugares em que o autor passou e a sua Poesia nos mostra seus sentimentos, fazendo uma análise de tudo que o leitor pode obter com a leitura desse livro não tem como não dar 5 estrelas.

link para compra: https://www.editorainverso.com.br/pagina-de-produto/constante-es-el-cambio

 

Crise no mercado editorial: pequenas livrarias devem sobreviver no novo normal


Enquanto as grandes livrarias fecham as portas, livrarias segmentadas mostram ser o futuro do setor

Antes mesmo da pandemia, as grandes livrarias já mostravam dificuldades em se manter. Muito por conta da mudança do comportamento do consumidor que passou a adquirir os seus livros pela internet. Porém, a loja física ainda era uma opção para os leitores que gostavam de tomar um café, receber indicações ou simplesmente folhear os livros antes de comprar.  

As restrições de convívio social impossibilitaram essas práticas e os anúncios de fechamento das grandes livrarias, principalmente em shoppings, se tornaram frequentes. É o caso da Livraria Cultura, em recuperação judicial desde 2018, este ano a empresa anunciou o fechamento de três unidades, passando de 13 para sete lojas em funcionamento no período de  um ano.

Mas nem tudo são más notícias, na contramão das grandes livrarias, as lojas menos famosas e segmentadas mostram que podem sobreviver à crise do setor. Para Eduardo Villela, book advisor e profissional com mais de 16 anos no mercado editorial, esse movimento no mercado se dá por diversas razões. “As grandes livrarias, normalmente localizadas em shoppings, possuem elevados custos fixos  como aluguel do espaço, propõem-se a vender livros de todas as categorias, mas é muito frequente o leitor não encontrar o título que procura, e a qualidade de atendimento ao cliente deixa a desejar. Já as livrarias menores, geralmente se especializam em um único nicho, como livros de ficção infanto-juvenil ou técnicos, disponibilizando um acervo bastante completo aos clientes. Elas oferecem um atendimento mais personalizado e profissional, feito por poucos funcionários bem treinados ou até pelo próprio proprietário. São detalhes que fidelizam os clientes e os fazem comprar delas, mesmo sabendo que os livros quase sempre custam menos nos grandes sites. Boa parte dos clientes valoriza em primeiro lugar o bom atendimento e outras experiências, como eventos de contação de histórias, saraus e a possibilidade de interação com os autores em sessões de autógrafos, estando dispostos a pagar um pouco mais do que na internet. As lojas menores sempre terão diferenciais impossíveis de serem replicados pelo varejo online.”, explica o especialista.

Apesar do momento ruim enfrentado por todos os perfis de livrarias, para sobreviver, o setor deve apostar na criatividade. “Não é fácil concorrer com as gigantes do e-commerce, mas o caminho para as  livrarias continuarem existindo passa pela melhora do atendimento ao cliente, inovação e oferecimento de serviços exclusivos. Tenho visto, por exemplo, livrarias menores de bairro atenderem o cliente pelo WhatsApp, realizarem delivery nas proximidades, organizarem eventos online com autores etc.", conclui Eduardo.

Eduardo Villela é Book Advisor e assessora pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004. Já lançou mais de 600 livros de variados temas, entre eles comportamento e psicologia, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias/autobiografias, livros de família e ficção infantojuvenil e adulta.

sexta-feira, 19 de março de 2021

Para fazer florirem os amores

Em novo livro publicado pela Planeta, Matheus Rocha retoma temas que o tornaram conhecido nas redes sociais, como amor-próprio e relacionamento, por meio de crônicas, poemas e aforismos








Um livro dedicado a todos que não desistem de amar, “apesar de tudo que insiste em pesar”. Depois dos sucessos “Pressa de ser feliz” e “Não me julgue pela capa”, nos quais abordou temas como ansiedade e insegurança, Matheus Rocha retoma, na literatura, os assuntos que o tornaram conhecido nas redes sociais: autoestima e relacionamentos.

Para não desistir do amor, publicado pelo selo Outro Planeta da Editora Planeta, externa inquietudes e dilemas cotidianos do autor e inunda com reflexões os leitores que, assim como ele, estão desacreditados no amor. “Como um pedido de socorro ou uma boia para aqueles que estejam tal como eu, se afogando, escrevi as próximas páginas, mas elas não são mais minhas”, anuncia, já na introdução.

Conhecido por suas crônicas, desta vez Matheus inova no gênero textual e se aventura, também, por poemas e aforismos. “Seu cheiro passou por mim”, “Nem todo sorriso é honesto”, “Eu precisei perder você para me ganhar” e “Expectador das felicidades alheias” intitulam alguns dos textos com a mesma sensatez que lhe rendeu mais de um milhão de seguidores nas redes sociais.

Acho que já me acostumei aos amores de uma noite. Mentira. Não me acostumei. Jamais vou me acostumar. Gos­to de ser profundo, de mergulhar de cabeça. E sobre a idealização de pessoas perfeitas, tenho tratado na terapia. Mas lembra-se do que eu disse sobre gostar de colorir o mundo? Então. Ainda não encontrei alguém que enxergue as cores da mesma maneira que eu, por isso, só me basta, às vezes, alguém que enxergue colo­rido em um mundo tão preto e branco. (Para não desistir do amor, p. 26)

Assim como a capa, representada por um girassol, alguns desses aforismos estão acompanhados de ilustrações botânicas. Nas imagens e nos textos, a analogia entre as pessoas e as plantas refletem vontades e características como o cuidado que deve permear os relacionamentos. “Aprendi que nem todas as sementes plantadas vingam mas, quando germinam, quase todas dão flor”.

De fato. Baiano de Feira de Santa, morador da capital paulista e prestes a completar 30 anos, Matheus Rocha é um jornalista que criou grande identificação com os leitores. Criador de Neologismo, extrapolou as redes sociais para se tornar também um sucesso de vendas e de crítica - com seis títulos publicados até o momento.

Ficha técnica

Título: Para não desistir do amor
Autor: Matheus Rocha
Editora: Planeta
ISBN: 978-65-5535-308-2          
Páginas:  128
Formato:  14x21cm
Preço: R$ 32,90
Link de venda: Amazon

Sinopse: Matheus Rocha é autor de “Pressa de ser feliz", “Não me julgue pela capa” e de “O cuidador de pássaros” (conto pandêmico). É autor destaque da coleção Outros Cronistas, do selo Outro Planeta.

Lançado em março de 2018, "Pressa de ser feliz" tem como tema a ansiedade. “Não me julgue pela capa” seguiu o sucesso do primeiro: crônicas destinadas ao público jovem, com ilustrações e textos afetivos, com os quais é impossível não se identificar. Nesse segundo livro, o mote foi a insegurança, algo bastante frequente nas preocupações dos leitores mais jovens, principal público do autor.

“Para não desistir do amor” é o terceiro livro físico de Matheus a sair pela editora Planeta. Nele, o autor retoma o tema que o fez conhecido nas redes sociais: amor, relacionamentos e autoestima.







Sobre o autor: Matheus Rocha nasceu em 1991 em Feira de Santana, na Bahia. Graduou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Em 2012, reuniu seus textos de amor na internet e fundou o Neologismo, que inicialmente foi um Tumblr, depois fanpage do Facebook, blog e hoje passeia também pelo Instagram e pelo Twitter, reunindo mais de 1 milhão de seguidores. Matheus fala sobre amor, mas também amizade, sonhos e vida. Ele  publicou, fora da Planeta, os livros “No meio do caminho tinha um amor” e “Muito Amor, Por Favor”(coletânea). Na Planeta, seus livros são sucesso de vendas: "Pressa de ser feliz", "Não me julgue pela capa" e "O cuidador de pássaros", este último um conto digital publicado durante a pandemia de 2020.

Redes sociais:
Instagram: @matheusrocha
Facebook: Escritor Matheus Rocha
Twitter: neologismo
Tumblr: www.neologismo.tumblr.com

quarta-feira, 17 de março de 2021

E mais um LANÇAMENTO ILLUMINARE PARA O MÊS DE ABRIL!

@editora_illuminare

Livro: O ponto de vista de um maluco
Autor: @jordandantasfreire


Sinopse:

O ponto de vista de um maluco retrata as ambiguidades brasileiras em torno de assuntos filosóficos de várias linhas de pensamento, assim como a cultura brasileira. No caso desse ponto de vista, ele segue uma maneira mais despida, de culturas e leis; mostrando uma visão anarquista e ao mesmo tempo niilista, onde o ser livre mostra em si uma visão crua e nua da realidade em forma de poesia. Com poemas simples e também complexos para todos os gostos de leitura, quebrando barreiras literárias e preconceitos culturais. De um lado humano e de outro natural/animal; também de um lado científico, advindo das coisas que se manifestam de uma forma boa e ruim, em relação a humanidade e a natureza que à protege. Citando eu mesmo; fazendo resumo das palavras supracitadas recito: "A democracia é a arte de expressar a forma de viver de cada ser humano."
Deus é a nossa matéria prima; a natureza de onde viemos e para onde vamos.

EDITORA ILLUMINARE


terça-feira, 16 de março de 2021

Autismo: um olhar por inteiro


Obra traz abordagem abrangente sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e mostra que desmistificá-lo é o primeiro passo para a verdadeira inclusão

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) atinge 1 em cada 160 crianças no mundo. Entretanto, a condição ainda gera dúvidas e discriminações, de acordo com especialistas, pois o autismo não se resume a uma característica única.

O TEA se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação, na linguagem e por uma gama estreita de interesses e atividades que são singulares para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva. O transtorno começa na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, as condições são aparentes durante os primeiros cinco anos de vida. 


O livro “Autismo: um olhar por inteiro”, lançado pela Literare Books International traz uma abordagem abrangente sobre o transtorno do espectro autista, entrelaçando conceitos relacionados aos desafios iniciais do desenvolvimento infantil com visões práticas e teóricas sobre as dificuldades vivenciadas pelo autista e por sua família em todas as fases da vida, nos contextos acadêmico, profissional e sexual.

Psicólogos, educadores, neuropsicólogos e profissionais de diversas áreas apontam caminhos para que o autista tenha uma vida integral e saudável, discorrendo sobre o papel da educação na vida das crianças autistas, a prática de intervenções alternativas, o desenvolvimento de habilidades sociais, a entrada no mercado de trabalho, entre outros assuntos. Relatos de mães inseridas nesse contexto compõem esse vasto manual sobre o transtorno.

A obra possui artigos dos seguintes profissionais: Adriana Assis, Amanda Machado de Magalhães Peixoto, Ana Carolina Porcari, Ana Cordeiro, Ana Nossack, Andrea Lorena Stravogiannis, Andreza Aparecida Oliveira Santos, Caroline Loezer, Célia de Fátima Macagnan, Cilene Maria Cavalcanti, Claudia Moura, Daisy Miranda, Débora Fukuoca, Edilaine Geres, Eliziane da Silva Lima, Erika Reggiani Lavia, Ester Melo, Fabio de Oliveira Santos, Flávia Cavalcanti, Gabriela A. Cruz, Glicéria Martins Cleter, Hannah Iamut Said, Jacineide Santos Cintra Silva, Jacqueline Menengrone, Jaqueline Silva, João Miguel Marques, Karen Thomsen Correa, Lenice Silva Munhoz, Liana Vale dos Santos Marques, Lídia Silveira, Luanda Garcez Ranha, Luciana Garcia de Lima, Milene Rocha Lima, Nadia Giaretta, Neli Maria Tavares, Osmarina Montrezol de Oliveira, Paula Adriana Zanchin, Priscila Sorrentino, Ricardo Schers de Goes, Simoni Hoffmann, Suzana Kelly Soares Lara, Talita Nangle, Tatiane Hollandini, Tito Lívio De Figueiredo, Virna Valadares, Viviane Mattos Battistello, Wilson Candido Braga e Yuri Riera Nicolau. 

 

Sobre a coordenadora editorial
Andrea Lorena Stravogiannis - Doutora e mestre pela Faculdade de Medicina da USP. Neuropsicóloga pelo CEPSIC-HC-USP; Neuropsicóloga no Hospital Sírio-Libanês; Supervisora e professora no curso de pós-graduação em Neuropsicologia no Hospital Albert Einstein. Coordenadora dos setores de pesquisa e tratamento do Amor Patológico e Ciúme Excessivo do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HC-FMUSP). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Ambulatório de Ansiedade no IPq-HC-FMUSP. Especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Sobre o livro
Autismo: um olhar por inteiro
Coordenação editorial:
 Andrea Lorena Stravogiannis
Editora: Literare Books International 
Formato: 15,8 x 23 cm – 1ª edição – 336 páginas
ISBN: 9786586939620
Loja Literare Bookshttp://bit.ly/autismo-inteiro-literare
À venda nas principais lojas físicas e e-commerce

terça-feira, 9 de março de 2021

O que dizer dessa capa? NOVO LANÇAMENTO ILLUMINARE.


Autor: Júlio César Pacheco
Livro: Estação de Monterrey

Sinopse: 


Um romance que se passa nas décadas de 60 a 90 do Século XX, numa pequena cidade no Sul do Brasil, retrata a trajetória de um ferroviário, que também é estudante de Direito, seus ideais políticos, suas viagens, sua relação com os pais e o avô paterno, um alfaiate de Montepassos, seus romances nos cabarés e os diálogos com os amigos no Bar, e um amor platônico. 

Uma paixão nasce quando o ferroviário, pela janela minúscula do trem, vê uma bela mulher caminhando próxima à Estação de Trem de Monterrey. 

Sua busca incessante pelo amor da sua vida o leva a aventuras, mas ao final, quando já se prepara a velhice, o mistério desse amor arrebatador apresenta um desfecho espetacular e arrasador, mas, ao mesmo tempo, desnuda o sentido da vida e as experiências que o corpo e a alma vivenciam ao longo da maravilhosa jornada humana na Terra. 

É um livro espirituoso.

EDITORA ILLUMINARE
www.editorailluminare.com.br

Venha fazer parte dessa família
Envie seu original: editorailluminare@gmail.com

sábado, 6 de março de 2021

Com proposta editorial atualizada, Panini e Mauricio de Sousa Produções apresentam novas revistas da Turma da Mônica


Quadrinhos da MSP chegam às bancas neste mês, com mais páginas, conteúdos diferenciados e novo acabamento

São Paulo, março de 2021 – A partir deste mês, chega às bancas, pela editora Panini, a nova coleção da Turma da Mônica, começando pela número 1. As revistas trazem como principais novidades: mais páginas, mais passatempos, conteúdos extras e design moderno de capa e correios lembrando uma conversa de celular.

Diferenciais importantes para quem já coleciona ou quer acompanhar de perto as histórias que se passam no bairro do Limoeiro

Os títulos Cascão, Magali, Turma da Mônica e Chico Bento passarão a ter 80 páginas (antes tinham 64). Mônica e Cebolinha continuarão com 80 páginas. Todos terão lombada canoa, o que privilegia as artes de capa, que se estenderão para a contracapa, como uma imagem contínua. Além de histórias inéditas, os gibis terão extras como a republicação de tiras clássicas, fichas de personagens do Mauricio e ainda mais passatempos.

O design de todas as edições está muito mais moderno! Houve uma reformulação nos logos das revistas, deixando os títulos totalmente integrados à arte de capa e o layout dos correios agora se parece com uma conversa de celular. Cada edição custará R$ 7,90.

Os tradicionais Almanaques da Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão e Chico Bento também passarão por reformulação e serão publicados com 96 páginas e lombada canoa, ao preço de R$ 9,90. Além de novo design de capa, terão mais histórias e também mais passatempos.

Outra novidade será o Almanaque Turma da Mônica que, além de reunir aventuras da Turminha, publicará histórias da Tina, Louco, Bidu & Mingau e muitos outros personagens.

As HQs podem ser adquiridas na Loja Panini, por sistema de assinatura, compra avulsa, além de bancas, livrarias, lojas especializadas e pela Amazon. A assinatura do plano anual com revistas inéditas + almanaques está com 10% de desconto e pode ser feita aqui.

Com as mudanças, os títulos internacionais (Mónica y sus Amigos & Monica and Friends) e Saiba Mais, saíram de linha.

quarta-feira, 3 de março de 2021

Um clássico perdido no tempo “Criador de estrelas” do autor Olaf Stapledon chega na Skull

Um clássico perdido no tempo “Criador de estrelas” (300 pp, 39,90 Ed. Skull) do autor Olaf Stapledon chega na Skull

A obra foi originalmente publicada em 1937, sendo considerada uma das melhores obras de ficção já escritas na época.

Sinopse: 

Quantos planetas habitados existem na Via-Láctea? Todas as raças inteligentes do universo são humanoides? Será que é possível uma única mente habitar em vários corpos? Existe uma confederação intergaláctica? Qual é o nível de desenvolvimento tecnológico das outras civilizações cósmicas? Nossas vidas fazem alguma diferença para o Criador de Estrelas?

 
O Autor

Olaf Stapledon foi um visionário, escreveu mais de 13 obras de ficção, possuía um conhecimento sobre o universo e seus muitos mundos habitados que estava à frente de seu tempo. Foi muito admirado por grandes escritores de sua época, e Arthur C. Clarke (2001 uma odisseia no espaço) uma vez disse que o livro Criador de Estrelas “E provavelmente a obra de ficção mais poderosa já escrita” e Brian w. Aldiss (Greybeard — sem tradução em língua portuguesa) falou que esse livro e: “O grande livro sagrado cinza de ficção científica".

O livro encontra-se em pré-venda até 10/04, a edição será ilustrada em formato 16x23, acabamento brochura.

ISBN: 978-65-86022-49-0
Tradução; Ronaldo Paiva

segunda-feira, 1 de março de 2021

Aberta as Seletivas para a Antologia: Poesia Prolífica pela Drīade Editora



Sinopse:

"A verve da existência manifesta-se por meio das mais variadas formas, pelas conjunturas inesperadas, tecidas por experiências amplas, complexas e, ainda, sensações singulares. Sejam vislumbres impensáveis, no âmago das previsibilidades, no mundo real ou onírico; em ensejos sensatos ou inversos. Tudo se torna matéria-prima para versos. 


Eis a nova antologia de poemas da Dríade Editora: versátil, com temas divergentes, de diferentes matizes, de versos livres, leves e soltos, ou ainda, monocromáticos, pesados, ásperos e encadeados, mas ao fim, culminando no denominador comum: esta prole poética, cujas inspirações exibem cada Poesia Prolífica gravada nesta obra."

......................................................................................

"De súbito, sinto que tudo isso vale a pena,
Quando a contingência sopra o aroma das rosas,
Distanciando-me aos poucos das coisas onerosas,
Durante a ligeira fuga, mas numa centelha plena.

Em meio àquela temperatura bem amena, 
A prostração agora esmorece — antes vigorosa —
Ensejando esta consonância assaz graciosa,
Equiparável à melodia de uma insigne sirena. 

Após as intempéries, surgem os bons ventos,
Dissipando até os resquícios dos lamentos,
Suscitando em algo fora de costume. 

Feito o semblante da musa mirífica,
Apensa à beleza de uma poesia prolífica,
Imanente e com instigante perfume."

...................................................
Capa e texto: Thiago S Sevla
...................................................

Visite o site e veja como participar da seleção dessa e de outras antologias