quinta-feira, 21 de setembro de 2017

[Resenha] Anamnese Um Louco Coração do Autor Sidney SantBorg por Nilton Alves

Hoje trago para vocês a resenha do livro ANAMNESE Um Louco Coração do Autor Sidney SantBorg publicado de forma Independente em 2016.


Esse livro me trouxe vários sentimentos ao longo da leitura, fiquei surpreso, Alegre e Triste. sentimentos provocados pelo Relato de um personagem que está relembrando feridas de seu passado em uma sessão psicológica.

Criado em uma família em que o pai é fanático por um time de futebol, Ricardo guarda um grande segredo, ele torce para outro time e sente-se culpado por isso e acaba tendo uma crise de nervos e vai parar em um hospital.

Ao longo de sua vida vemos que Ricardo passa por vários conflitos como um pai ausente que trabalha muito, uma garota que é louca por ele, a descoberta do primeiro amor, o primeiro emprego e o crescimento de seu amor louco por seu time. Uma perda que ele nunca vai esquecer... por tudo isso Ricardo diagnosticado como uma pessoa fora do padrão, que precisa de tratamento.




O autor soube muito bem desenvolver a história, com um texto direto, deixando a  leitura leve e fluida. Os personagens são muito bens construídos e me cativaram. Um dos meus personagens favoritos é o cachorro que o Ricardo tem. Ele é muito engraçado!

O livro falar da paixão que nos brasileiros temos com o futebol nos entregando de corpo e alma mas que nossa família está acima disso tudo. Fala da descoberta do primeiro amor e como ele é forte. Também fala que quando temos uma grande perda nem sempre é fácil se livra das sequelas.

A história é narrada em primeira pessoa e é contada pelo próprio Ricardo.
Gostei bastante da capa que tem haver com a história.

O livro possui 301 páginas amarelas e é dividido em 27 Capitulos e tem uma ótima diagramação.

A história é dividida em duas partes :
Uma fala da fase quando Ricardo era Criança e a outra fala da fase Adulta.

Agradeço muito a autor por me confiar sua obra, e por me proporcionar mais uma leitura feliz.

Dou 5 estrelas para o livro e super recomendo a leitura para todos vocês.

12 coment�rios:

Isabela disse...

Oi Nilton! Eu confesso que nunca me interessei muito por futebol e talvez por isso tenha achado um tanto extremo o personagem ter uma crise nervosa por causa do esporte. Mas, entendo que as pessoas são muito diferentes umas das outras e algo que pode ser bobo para mim, pode ter muita importância para outro. Seja como for, isso acabou fazendo com que eu não me sentisse muito interessada pelo enredo do livro...
Beijos

leide lorenzatto disse...

Olá Nilton! Nuinca tinha visto nenhuma resenha sobre esse livro, mais achei interessante. Vou colocar na minha lista de leituras.

Unknown disse...

Eu gosto muito de leituras onde, narra vida infantil e adulto, sempre me prendeu! Fico louca para saber o fim da história.
Valeu a dica, com certeza esse irá entrar para minha listinha.
Beijos

Kênia Cândido disse...

Oi Nilton.

Sua resenha foi uma surpresa, pois não conhecia esse livro e lendo sua opinião, eu fiquei com muita vontade de lê-lo. Histórias onde o personagens precisa relatar feridas de seu passado são sempre trechos que consegue chamar minha atenção.Dica anotada e parabéns pela resenha.

Bjos

By Gleicy Martins disse...

Oii. Tudo bem?
Não conhecia esse livro nem esse autor. Mas seu post me deixou curiosa. Ótima resenha. Valeu pela dica. Abç

Unknown disse...

Oi.
Não conhecia a obra ou o autor, mas gostei da proposta do enredo.
Adoro quando o autor inclui um elemento canino na história.
Hoje eu não ligo muito para futebol, mas lembro que quando eu era criança cada um dos meus avôs torcia para um time e eu ficava perdidinha.
Adorei a dica.
Beijos.

Unknown disse...

Não gosto de futebol (só assisto no copa do mundo mesmo), mas esse livro parece ser muito bom. Esse menino já me cativou só pela resenha e amei o fato de ter cachorro haha

Alécia Magalhães disse...

Que legal a dica...leio poucos livros, leio bastante revista...
Gostei da resenha, temática legal...
Gostei, muito legal.
Blog ArroJada Mix

Anônimo disse...

Uau, estava procurando novos livros para ler e sem dúvida vou colocar na lista de leitura, estou realmente curiosa para ler - mesmo não tendo nenhum pouco de amor pelo futebol, mas talvez por ter um pai fanático pelo jogo.

Adriana Amaral disse...

Fico muito feliz quando vejo jovens interessados, ou melhor, totalmente ligados ao hábito da leitura! Sou professora de português então dá para entender o motivo da minha satisfação, não é? Esse livro que conta a história do Ricardo, pelo que vi de sua resenha, me parece interessante para adolescentes também. Vou indicar a leitura aos meus alunos. Abraços Adriana Bueno blogcasacoração

Maria Ferreira- Impressões de Maria disse...

Oi Nilton.
O Sidney é um autor muito querido. Pude conhecê-lo pessoalmente na Bienal do Rio esse ano.
Esta é a primeira resenha que leio do livro dele e gostei de saber sobre o que se trata. Com sua resenha dá para ter uma boa noção geral.
Abraços.

Poesia na alma disse...

Olá.
o livro parece bem reflexivo, vou procurar mais informações pois não conhecia, a resenha ficou ótima, já quero ler.